Visitando as cidades de Sodoma e Gomorra
Eu deixei o versículo 3 do livro do Gênesis, capítulo 19, para depois, porque ele foi escrito de maneira confusa. Vejamos como e por quê:
E porfiou com eles muito, e vieram com ele e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete e cozeu bolos sem levedura, e comeram. (Gênesis 19:3)
E, antes que se deitassem, cercaram a casa os varões daquela cidade, os varões de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros. (Gênesis 19:4)
Se observarmos bem, o versículo 3 sugere dupla interpretação, principalmente se levarmos em conta o desenrolar dos acontecimentos, a partir do versículo 4.
À primeira vista, parece faltar conteúdo que explique como o povo ficou sabendo que os estrangeiros e hóspedes de Ló pretendiam ser juízes em tudo, se os hóspedes (os dois varões) ainda não haviam comparecido, ou passado a noite nas ruas da cidade, como pretendiam.
Ou seja, alguns pesquisadores interpretam o versículo 3 mais ou menos assim:
Ló teria porfiado (discutido) muito com os dois varões, para eles entrarem em sua casa à tarde e não passassem a noite na cidade, porque era muito perigoso. Então eles, convencidos pela insistência de Ló, resolveram mudar de ideia. Então entraram na casa de Ló naquele momento (à tarde), e Ló fez-lhes banquete e cozeu bolos sem levedura, e os dois “anjos” (varões) jantaram.
Mas essa interpretação não justifica o versículo 4. Ou seja: como o povo ficou sabendo (à noite) o que pretendiam fazer aqueles dois varões estrangeiros e a localidade deles (onde estariam hospedados).
Logo, se analisarmos com calma e atenção, é possível perceber que o versículo 3 concluiu, em suas primeiras palavras, o episódio da ida destes dois varões à cidade de Sodoma à noite, e o que tinham feito lá, acompanhados por Ló.
Na verdade, não foi Ló quem porfiou (discutiu) com eles (com os dois varões), como parece à primeira vista. Foi um dos dois varões, que havia dito não para Ló, quem porfiou muito com eles (com os moradores da cidade). Por isso que os varões vieram com ele (com Ló), à noite, e entraram em sua casa.
Então Ló fez-lhes banquete e cozeu bolos sem levedura, e os dois supostos “anjos” (varões) comeram. Todavia, se fossem anjos ou seres imaginários, certamente não comeriam alimentos sólidos. Claro.
Conforme consta, logo em seguida, após terem retornado da cidade, à noite, e após o jantar, antes que se deitassem, a casa de Ló foi cercada pelo povo fanático da cidade. Porque os dois varões, que somente agora entraram na casa de Ló, já haviam dialogado com aquelas pessoas na rua. Mas não houve comum acordo, e a população estava revoltada e indignada, e disposta a retaliar, pois pensaram que eles haviam blefado.
O povo ficou sabendo onde os dois varões estrangeiros (visitantes) estavam localizados, porque conheciam Ló. Afinal, Ló estava com os dois varões na cidade, conforme confirma o versículo 3.
Contudo, eles só estavam ainda naquele local apenas para proteger a família de Ló e porque não tinham motivos para ter medo do povo, devido aos recursos tecnológicos que possuíam.
A frase do versículo 3: “e vieram com ele e entraram em sua casa”, se refere ao retorno dos dois varões e de Ló da cidade. Do contrário, não seria necessário virem (retornarem) com Ló, porque os varões já estavam em frente à casa de Ló, antes de irem para a cidade, quando disseram que não entrariam na casa, naquele momento.
Toda esta explicação é necessária, devido à forma confusa como foi escrito o versículo 3.
Como muitas pessoas acreditam que estes dois varões eram “anjos”, e o terceiro que havia ficado com Abraão era “deus”, então por que o povo os considerava pessoas normais? Porque ambos os varões eram visíveis e palpáveis (concretos), e não imaginários.
Ambos eram reais, com corpos e formas, embora de outras dimensões. Algo que muitos religiosos e espiritualistas ignoram, como algumas ramificações da Teosofia, que interpretam tudo como simbologia e ignoram a realidade concreta e a ciência.
O povo religioso e perverso de Sodoma e Gomorra desconhecia a origem daqueles indivíduos que visitaram as cidades, e a tecnologia avançada que eles possuíam. Porque aqueles seres foram andando visitar as cidades, assim como eles visitaram Abraão e Ló. Do contrário, o povo não teria coragem de se rebelar contra eles. Embora não precisassem andar a pé, senão para não revelar o veículo aéreo que utilizavam.
Esse detalhe deixa claro que se tratava de uma missão secreta, revelada a alguns indivíduos escolhidos da sociedade, como Abraão e Ló, que já estavam sabendo do objetivo daquela missão e do poder de fogo daqueles seres, mas a população ainda não sabia, porém foi avisada depois.
Seja o primeiro a comentar!